🏙️ O trabalho em altura é qualquer atividade executada acima de 2 metros do piso, onde haja risco de queda.
🔐 Geralmente, a limpeza de fachadas é uma atividade segura, pois os profissionais são altamente qualificados para a realização do trabalho, porém sempre há riscos e a NR 35 encarrega-se justamente da prevenção deles.
O Grupo Pioneira, pensando em orientar profissionais e clientes sobre os cuidados com a segurança no trabalho em altura, preparou esta matéria em nosso blog para sanar as dúvidas sobre o que é a NR 35 e sua importância para a execução das atividades em altura.
➡️ O que é a NR 35?
A NR 35 ou Norma Regulamentadora nº 35 é uma norma para proteção do trabalho em altura como uma forma preventiva contra acidentes, outorgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo uma certificação obrigatória para todos os profissionais que realizam o trabalho em altura (aquele executado acima de 2 metros do nível inferior).
Ela tem como função regulamentar todas as atividades que envolvam o trabalho em altura e garantir que haja a prevenção de riscos de acidentes. O objetivo também é a segurança das pessoas envolvidas indiretamente à atividade em altura, como outros profissionais envolvidos na operação, mesmo que não estejam trabalhando em altura, e outras pessoas que estejam na área onde está sendo realizada a atividade.
A Norma Regulamentadora nº 35 foi escrita em 2012 e foi concebida como norma geral, tem força de lei e está passível a penalidades. Se a empresa não cumprir com as normas contidas na NR 35, ela pode sofrer multas e interdições.
➡️ Curso de NR 35
Todos os profissionais que exercerão atividades de trabalho em altura deverão realizar o curso da NR 35. O conteúdo do curso deve conter: normas e regulamentos do trabalho em altura; condutas em situações de emergência; técnicas de resgate e primeiros socorros; análise de risco e condições impeditivas; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; acidentes típicos em trabalhos em altura e equipamentos de proteção individual para trabalho em altura.
O treinamento envolve teoria e prática, tem uma carga mínima de 8 horas, deve ser aplicado por um instrutor que tenha experiência comprovada no trabalho em altura e deve ser realizado a cada 2 anos para reciclagem dos conhecimentos.
➡️ Qual a importância da NR 35?
Os motivos que mais matam trabalhadores são choque elétrico, queda de altura e soterramento e, ainda que o trabalho em altura seja uma atividade mais segura por conta da alta qualificação dos profissionais, sempre há risco de quedas.
Tanto profissionais que trabalham diretamente com o serviço quanto as empresas que disponibilizam o serviço em altura e limpeza da fachadas, devem estar cientes sobre a NR 35 e seguir todas as normas para que a prevenção dos acidentes de trabalho seja cumprida com sucesso.
A NR 35 prevê o planejamento, organização e execução de todo trabalho em altura. O planejamento é o primeiro passo a ser realizado e obrigatoriamente deve ser feito antes da execução do trabalho, para que seja feita uma análise preventiva de riscos e haja diminuição do perigo da atividade.
Também engloba as responsabilidades; capacitação e treinamento; planejamento, organização e execução; regulamentação dos equipamentos de proteção; situações de emergência e salvamento em caso de acidentes.
🚨 Cumprir as normas presentes na NR 35 é importantíssimo, mas apenas isso não vai garantir a segurança do indivíduo. Deve-se ter em mente a conscientização de todos os envolvidos no trabalho em altura (profissionais, clientes e outras pessoas que possam estar na área de trabalho) para que as medidas de prevenção sejam concretizadas de fato.
⭐Conte com quem entende de do assunto, conte com o Grupo Pioneira!
Se você procura profissionais capacitados para a realização de limpezas e higienizações em altura, você está no lugar certo!
Entre em contato com o Grupo Pioneira e tenha toda nossa experiência de mercado ao seu lado! 🟢⚪
📞 Pelo telefone e WhatsApp (54) 99981-2754.
voltar para blog